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PROJETO PEP/2010           (abaixo confira as fotos)
Proposta: Prontidão Escolar Preventiva – PEP - INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/10 – DAE/SUDE
Período: A partir de 2010
Justificativa: É na escola que encontramos os conhecimentos necessários à vida, por isso, é preciso capacitar os diretores, pedagogos e representantes de NREs para que na escola em que estes atuam, sejam multiplicados os conhecimentos adquiridos, além de montar o PEP, para que caso haja uma situação real de emergência, o indivíduo saiba que atitude tomar. Tal programa não é para a escola e sim, para toda a vida do indivíduo e em qualquer situação de emergência.

Objetivo da SEED: Formar uma brigada de emergência nas Escolas do Estado do Paraná como uma ação preventiva às diferentes calamidades e desastres da natureza, assim como desastres provocados pelo próprio homem. Como resultado desta implantação e trabalho, teremos o impacto no desempenho acadêmico e a aplicação na vida prática do indivíduo.
“O objetivo do programa é implantar uma nova cultura escolar, por intermédio do conhecimento teórico e prático de temas como primeiros socorros, desastres climáticos, sinistros causados pelo fogo, prejuízos causados por bombas e artefatos explosivos. Acreditamos que ao aplicarmos com o auxílio de metodologias apropriadas estes conhecimentos na vida em sociedade, o aluno terá oportunidades de desenvolver habilidades e utilizar de forma apropriada rotinas e procedimentos corretos em situações de risco”, explica Ana Lúcia Schulhan, diretora do DAE e idealizadora do programa.

Fundamentação: O CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL EM QUALQUER SITUAÇÃO.
A ESCOLA DEVERÁ TRABALHAR NESTE PROGRAMA, OBSERVANDO OS TRÊS EIXOS:
EIXO I - GERENCIAL - Direção e Equipe - Capacitação aconteceu com a Direção e uma professora pedagoga, para que fossem os multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
EIXO II - PEDAGÓGICO — Professoras Pedagogas serão as coordenadoras das diferentes ações a serem desenvolvidas. A equipe pedagógica sistematizará as ações e os conteúdos, que serão expostos aos docentes para orientações, aprofundamento dos assuntos para depois ser repassado aos discentes.
EIXO III - EXECUTIVO - O que fazer e como fazer? Num primeiro momento será trabalhado a parte teórica, para docentes e funcionários, depois a teoria para os discentes e em terceiro lugar a prática ( simulações) para toda comunidade escolar.
Desenvolvimento: A execução deste programa deverá acontecer no mês de junho de 2010, com toda a comunidade escolar, alunos dos momentos coletivos e individuais.
Primeiro momento: A equipe passará as principais orientações aos docentes e funcionários deste Estabelecimento de Ensino no dia 28 de maio, no período matutino.
Depois deste momento, os professores farão o mesmo trabalho com seus alunos (em forma de aula), para isso deverão aprofundar seus conhecimentos utilizando-se dos materiais de posse da equipe, e também poderão intensificar sua aula pesquisando nos seguintes sites: www.diaadia.pr.gov.br/dae , www.proerd.com.br , www.educacaoextrema.com.br/ , www.portalpep.com.br/ e para o repasse aos alunos poderão utilizar-se da TV pendrive, aulas expositivas, pequenos vídeos, slides, palestras. O desenvolvimento das atividades a serem realizadas poderão ser trabalhadas de forma criativa pelo professor, considerando que não fuja do objetivo do mesmo. Estas aulas acontecerão em todas as disciplinas e turmas, e serão retomadas sempre que novas turmas iniciarem. Este trabalho, deverá constar no PLANO DE AULA de cada professor e ser entregue à equipe pedagógica até o dia 04/06/2010.
É OBRIGATÓRIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS (coletivo e individual).
O professor poderá trabalhar com seu colega (momentos coletivos) por exemplo: Português do Ensino Médio e Química – Matemática e Biologia – as atividades poderão ser programadas, ora num momento e ora noutro, considerando que atinjamos a todos os alunos.
OS ALUNOS RECEBERÃO UMA FICHA ONDE CONSTARÁ A ASSINATURA DO PROFESSOR E A DATA DE QUANDO RECEBEU ESTAS ORIENTAÇÕES. SERÁ UM DOCUMENTO QUE FICARÁ COM O ALUNO E DEVERÁ SER APRESENTADO SEMPRE QUE EXIGIDO PELO ESTABELECIMENTO.
A partir das matrículas efetuadas para o segundo semestre os alunos terão que receber através de cronograma de momentos pré definidos, os conteúdos referentes ao PEP pelas professoras pedagogas com o auxilio das ADMs (Lucia e Juliane)
Em de 2011, o programa de PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA – PEP constará na Proposta Curricular, com os seguintes temas a serem trabalhados:
- Desastres naturais e segurança (vendavais, terremotos, raios, tempestades), como prevenir riscos e/ou como proceder nas situações de risco.
- Primeiros socorros parte teórica e prática, de diferentes situações.
- Prevenção de incêndio, Rotas de fuga e situação de risco.
- Procedimentos em caso de sequestro e artefato explosivo.
Segundo momento: Após os trabalhos teóricos com professores, funcionários e alunos, para complementar o programa, acontecerá a Montagem da Brigada de Emergência na Escola, execução de como agir e as relações da sociedade civil para a otimização de resultados.
Assim, no 2° Semestre que iniciará em 16 de agosto, acontecerão no mínimo 2 (duas) simulações de diferentes práticas e ordem, a combinar. As simulações deverão também constar do Calendário Escolar.
Avaliação: O PROGRAMA NÃO É PARA A ESCOLA E SIM, A APLICAÇÃO SERÁ PARA A VIDA. (Ana Lúcia Schulhan)
Atingiremos nosso objetivo, quando atingirmos a totalidade da comunidade escolar e as simulações acontecerem de forma ordenada e tranqüila.


EIXO II - PEDAGÓGICO - equipe pedagógica sistematiza as ações e os conteúdos aos docntes e funcionários.


EIXO III - EXECUTIVO - A teoria para os discentes.
 



 

 













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