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Projeto de Leitura 2010
Professora CLAIR TERESINHA AMES SCHALLENBERGER

JUSTIFICATIVA Os alunos do CEEBJA são jovens e adultos inseridos no mundo do trabalho como operários em sua grande maioria. A carga horária de trabalhadores urbanos ou rurais, de muitas horas diárias, o envolvimento com a família e a frequência à escola, são fatores que, aliados a outros, fazem com que a leitura seja sempre protelada, ou sequer faz parte de suas vidas. As pesquisas demonstram que “a atividade de leitura se manifesta apenas em meios culturais que dela fazem uso e nos quais o ato de ler se integra naturalmente, enquanto linguagem em funcionamento” (Flores, p56). Por outro lado, maior ênfase nas salas de aula, geralmente, é dada à produção escrita e não à leitura. Nesse sentido, a nossa preocupação é trazer para a escola – para as outras disciplinas -, e não só para as aulas de Língua Portuguesa, práticas de leitura proporcionando melhor acolhida ao ato de ler, apresentando a leitura como um ato lúdico e que promove a interação leitor-texto. Se o aluno ainda não frequenta a biblioteca, façamos o caminho inverso levando a biblioteca até ele.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS O texto literário proporciona uma comunicação social inerente à própria natureza da literatura, uma vez que ela representa, numa significação ampla, as formas de o homem pensar e sentir o mundo, de manifestar na linguagem literária os processos histórico-político-sociais, que identificam os homens de tempos e lugares diversos. A Literatura, mesmo trazendo elementos fictícios, fala de coisas verdadeiras, e como produto concreto da humanidade, aproxima a possibilidade de ler e escrever a existência humana, atribuindo-lhe sentido. Todas as leituras propiciam a construção de sentidos, mas é na arte literária que isso se torna mais abrangente. Por isso serão priorizados textos literários (de autores nacionais ou não), sendo critério para serem selecionados não só aspectos estético-formais, mas aspectos que têm como referência uma concepção de literatura como processo não estático, com múltiplas significações, que envolvam o leitor/ouvinte na medida em que encontrará no texto elementos familiares que o engajem numa dinâmica leitor-texto-contexto. Textos que farão o aluno/ouvinte/leitor rir ou chorar, sensibilizar-se, reinventando o vivido, de um novo jeito, que diz ou contradiz suas vivências, mas que permitem o diálogo entre leitor e texto e consequente interesse pela busca pessoal de outras leituras. Dessa forma, serão proporcionados ao aluno momentos sem grandes pretensões de resultados imediatos, quais sejam os que levam a comentários do tipo “agora nossos alunos vão escrever melhor, têm aulas de leitura...” O que se pretende é levá-los a descobrir prazer em ouvir uma história, um conto, um poema, uma declamação, uma encenação..., enfim, sentir que o “livro” guarda surpresas que só quem lê pode desvendar. Outro aspecto importante é que trabalhemos a ideia de que ler não é perder tempo. Ler deve ser ganhar, nunca perder! As atividades serão realizadas em turmas da manhã, previamente selecionadas, de acordo com cronograma planejado (anexo) e agendado com os professores titulares da sala. A didática a ser usada consiste em uma história curta, de leitura aproximada de uma hora aula pela professora, de modo que os alunos se encantem com o momento e assim provoque neles motivação e expectativa para o próximo encontro de leitura. Outra forma de trabalho será a leitura de textos mais longos - romances, literatura infanto juvenil... - em que a história será lida e interrompida num momento de tensão do conflito do enredo, criando, assim, suspense, curiosidade e expectativa para a continuidade da história.

 


 

 












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