Meditação Diária
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco Dia dos Professores e Funcionários 2014

Quantidade de Páginas visitadas


JUSTIFICATIVA - A ação - Atividades Complementares no Ensino da Língua Inglesa, foi pensado em virtude de nossa escola atender alunos jovens e adultos que na maioria das vezes, nunca estudaram Inglês ou estudaram há muito tempo, necessitanto então um estudo mais aprofundado da Língua Inglesa. Nesse caso estaremos dando oportunidade para que nosso aluno descubra o prazer em aprender uma LEM. Pois uma grande parte de nossos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho e entendemos que uma complementação de estudos na Língua Inglesa venha dar a esses alunos um requisito diferenciado em seu currículo. Consideramos ainda, ao propôr este projeto, o crescimento intelectual do educando, uma vez que vivemos em um mundo globalizado onde ler, falar e escrever Inglês pode torná-lo um sujeito mais participativo nesse contexto, com mais possibilidades de emprego e sucesso em sua vida.
CONTEÚDOS - Segundo Henry A. Giroux " ... aprender uma Língua Estrangeira é um empreendimento humanístico e não uma tarefa efectada às elites e estritamente metodológicas e a força da sua importância deve decorrer da relevância de sua função afirmativa, emancipadora e democrática."
A prática pedagógica no Projeto Atividades Complementares na Língua Inglesa estará embasada na filosofia histórico-crítica-construtivista e Freiriana. O educando nesse processo de ensino/aprendizagem será um sujeito ativo, em cada atividade realizada. Desse modo, o projeto priorizará o conhecimento prévio do educando, o qual poderá reconhecer sua ação cidadã, analisá-la e transformá-la se preciso for.
Saber uma língua estrangeira moderna nos dias atuais é abrir horizontes e expandir as capacidades interpretativas e cognitivas. Sabemos que o Inglês é uma língua internacionalmente falada e entender a mesma como a língua da política, economia,ciência, tecnologia e esportes é também contribuir para uma formação cidadã. Desta maneira, o trabalho com LEM parte do entendimento das Línguas nas sociedades que possibilita conhecer, expressar e transformar modos de entender o mundo e construir significados.
OBJETIVOS - Oportunizar ao educando um aprofundamento na Língua Inglesa;
Realizar produções de diferentes gêneros textuais;
Compreender situações de fala nas diversas atividades humanas;
Analisar contextos de diferentes culturas;
Proporcionar o uso das novas tecnologias, com o auxílio da Língua Estrangeira Moderna;
Oferecer ao educando situação real de fala, envolvendo várias áreas do conhecimento;
Conhecer diferentes situações de comunicação em diferentes discursos;
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS - A ação - Atividades Complementares no Ensino da Língua Inglesa será desenvolvido, através de leituras de diversos gêneros textuais tais como, textos descritivos; narrativos; científicos; poéticos; humorísticos; folders; receitas, placas de sinalização.
Utilizaremos também as novas tecnologias, como o laboratório de informática e os recursos multimídias.
Este projeto deverá estar embasado em uma metodologia que considere as habilidades da LEM e ainda as características do Ensino da Língua Inglesa na EJA, que parte da exploração do conhecimento prévio do educando. Leitura, escrita, compreensão oral e auditiva, estarão integradas no contexto atual e serão vistas como plurais, complexas e dependentes de situações específicas. O estudo gramatical neste contexto não será fechado ou abstrato, mas estudado de forma contextualizada considerando toda diversidade da Língua Inglesa.
Portanto, a prática pedagógica deve levar em conta, principalmente o contexto em que está sendo aplicada, de acordo com as necessidades do educando, possibilitando maior envolvimento no processo ensino aprendizagem.
INFRAESTRUTURA -  A ação - Atividades Complementares no Ensino da Língua Inglesa , utilizará sala de aula ambiente, laboratório de informática nas dependências do CEEBJA.
RESULTADOS ESPERADOS - Pretende-se com a ação em questão, que nosso aluno compreenda a importância do aprendizado de uma LEM nos dias atuais, as possibilidades de crescimento intelectual e profissional que o mesmo trará. Acredita-se ainda, que durante o processo ensino/aprendizagem, haja um encantamento pelo aprender o Inglês e que seja desmistificada a resistênica em aprender uma Língua Estrangeira. Espera-se que o aluno compreenda situações reais de leitura, escrita e fala em diferentes discursos.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO - O educando para participar do projeto deverá ser aluno do Ensino Fundamental e/ou Médio, matriculado no sistema EJA ; ser assíduo e demonstrar interesse em aperfeiçoar seu aprendizado.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito