Meditação Diária
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco Dia dos Professores e Funcionários 2014

Quantidade de Páginas visitadas


SEMANA CULTURAL - OFICINAS 2009
PROJETO “ARTE NA ESCOLA” 

Projeto: “Arte na Escola” (Semana Cultural)

Tema: Cultura e Tecnologia na Preservação do Meio Ambiente
Identificação: Trabalhando com Oficinas
Envolvidos: Toda a comunidade escolar do CEEBJA.
Data: De 24 a 28 de agosto de 2009.

Tema: CULTURA E TECNOLOGIA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Justificativa:
* O ser humano é um ser integral e integrado num universo que interage com todos os elementos que compõe esse universo. Vive numa era de drásticas e profundas mudanças nos ecossistemas que formam esse universo e suas relações, vivencia e convive com situações desanimadoras – violência, fome, guerras, desemprego, poluição, corrupção, doenças, acidentes, descasos, e muitas outras calamidades.
Assim, com este projeto, queremos buscar uma reflexão que nos direcione à novas tomadas de atitudes que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Objetivo(s):
• O professor deve estar sempre alerta com as questões sociais e ecológicas, para que dentro de sua disciplina busque inserir reflexões pertinentes a sua disciplina.
• Buscar formas criativas e diferenciadas de trabalhar conteúdos da grade curricular na forma de oficinas;
• Sensibilizar os educandos para que participem efetivamente das oficinas;
• Mostrar (produção de resultados) para a comunidade escolar, os resultados (a apreensão do conhecimento) da oficina em que está envolvido;
• Identificar nos resultados apresentados na oficina, o conteúdo que foi trabalhado na referida oficina;

Metodologia a ser utilizada:
 O projeto terá seu desenvolvimento na semana de 24 a 28 de agosto de 2009 – Semana Cultural e deverá envolver todas as turmas em todas as disciplinas.
 Cada professor, ou grupo de professores, deverão selecionar um conteúdo, elaborar um projeto (em forma de oficina) e desenvolvê-lo com seus alunos, dentro dos interesses e limitações de cada turma.
 Caberá aos educadores responsáveis por cada oficina a organização, o desenvolvimento, a participação e o aproveitamento nos alunos em sua oficina.
 A carga horária de oferta das disciplinas acontecerá de acordo com a carga horária e a demanda de professores, podendo os departamentos, programarem oficinas de 4h ou 8h.
Assim descritas abaixo:
 Português/Matemática/História/Geografia – ofertarão 16h manhã e 16h noite
 Inglês/Ciências/Biologia/Química/Física – ofertarão 12h manhã e 12h noite
 Arte/Educação Física – 12h manhã, 12h noite e 4h tarde
 Filosofia/Sociologia – 8h manhã, 8h noite e 4h tarde
 As oficinas acontecerão nos horários normais de aula e nos três períodos, sendo que no período vespertino só será ofertado as disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia.
 O aluno (coletivo ou individual) deverá se inscrever nas oficinas observando a carga horária que cumpre na semana.
o Se o aluno vem para a escola 5 períodos na semana, deverá cumprir 16h de oficinas.
o 4 períodos – 12h de oficinas.
o 3 períodos – 8h de oficinas.
o 2 ou 1 período – 4h de oficina.
 O trabalho de divulgação deverá acontecer a partir do dia 27 de julho de 2009;
 As inscrições acontecerão no período de 13 a 19 de agosto; 

Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na oficina:
 Cada oficina deverá apresentar um trabalho final, mostrando os resultados obtidos durante os trabalhos.
 Sugestões de trabalho final: poesias, jograis, encenações, jornais falados, música, canto, dança, pinturas, artesanatos, murais, fantoches, filmes, maquetes, painéis, declamações, jornalzinho escrito, etc.
 Também, cada oficina deverá propor uma atitude visando a melhoria da qualidade de vida, que deverá ser vivenciada ao longo do ano letivo.

Recursos materiais que serão utilizados:
 Os materiais a serem utilizados deverão ser relacionados pelos professores, cabe a estes buscar formas alternativas de aquisição, priorizando materiais reciclados e de rápida absorção.

Responsável pelo Projeto:
 Profª Beatriz Rappa Kieling Scarpari – 15/05/2009
Colaboradores do Projeto:
 Profes Equipe e Direção
Participantes do Projeto:
 Professores e Alunos


















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito