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APAF/ACEEBJA -
CEEBJA-Toledo -
CNPJ: 00.769.051/0001-82
Nome: APAF - ACEEBJA
OBS: Associação do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Toledo 


Mandato: 2 Ano(s) e 0 Mês(es)
Data Início Mandato: 01/08/2016
Data Fim Mandato: 01/08/2018

No dia 31 de julho do corrente ano, realizou-se uma reunião da APAF – Associação de Professores, Alunos e Funcionários nas dependências do CEEBJA, para eleição da nova diretoria desse Órgão Colegiado. Após os trâmites legais, a eleição foi realizada por aclamação, por ser chapa única, ficando assim constituída:
Giovani Piccini (Presidente)
Dirceu Bordignon (Vice-Presidente)
Rogério Vanmzella (1º Tesoureiro)
Sirlei Rosa Machado (2º Tesoureiro)
Ruth Muniz Silveira ( (Diretora Sócio Cultural Esportivo)
Irmgard Heike Isernhagen (Vice-Diretor Sócio Cultural Esportivo)
Alcione de Oliveira Queiroz(1ª Secretária)
Silmar Lourdes da Silveira (2ª Secretária)
Aparecido Mendes Cardoso(Assessor Técnica)
Ivete Florêncio da Silva (Assessora Técnica)
Maximiliano Roncolato Tomazini (Representante do Conselho Escolar).  Confira alguns registros aqui.

ESTATUTO DA APAF/ ACEEBJA

Associação de Professores, Alunos e Funcionários do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Toledo-PR

CAPÍTULO I
DA INSTITUIÇÃO, SEDE E FORO

Art. 1º A Associação do Centro de Estudos Supletivos de Toledo “ ACESTOL ” iniciou suas atividades em 07/06/1995, hoje, com a mudança do Estatuto denominar-se-á ACEEBJA – Associação de Professores, Alunos e Funcionários do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Toledo, com sede e foro no Município de Toledo, Estado do Paraná, localizado na Rua Guarani, nº 2661, reger-se-á pelo presente Estatuto e pelos dispositivos legais ou regulamentares que lhe forem aplicados, por tempo indeterminado.

CAPÍTULO II
DA NATUREZA

Art. 2º A ACEEBJA, ou similares, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos Alunos, Professores e Funcionários do Estabelecimento de Ensino, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros.

CAPÍTULO III
DOS OBJETIVOS
Art. 3º Os objetivos da ACEEBJA são:
I- discutir, no seu âmbito de ação, sobre ações de assistência ao educando, de aprimoramento do ensino e integração família – escola – comunidade, enviando sugestões, em consonância com a Proposta Pedagógica, para apreciação do Conselho Escolar e equipe-pedagógica-administrativa;
II- prestar assistência aos educandos, professores e funcionários, assegurando-lhes melhores condições de eficiência escolar, em consonância com a Proposta Pedagógica do Estabelecimento de Ensino;
III- buscar a integração dos segmentos da sociedade organizada, no contexto escolar, discutindo a política educacional, visando sempre a realidade dessa comunidade;
IV- proporcionar condições ao educando para participar de todo o processo escolar, estimulando sua organização em Grêmio Estudantil com o apoio da APAF e do Conselho Escolar;
V- representar os reais interesses da comunidade escolar, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino, visando uma escola pública, gratuita e universal;
VI- promover o entrosamento entre alunos, professores e funcionários e toda a comunidade, através de atividades sócio - educativas e culturais e desportivas, ouvido o Conselho Escolar;
VII- gerir e administrar os recursos financeiros próprios e os que lhes forem repassados através de convênios, de acordo com as prioridades estabelecidas em reunião conjunta com o Conselho Escolar, com registro em livro ata;
VIII- colaborar com a manutenção e conservação do prédio escolar e suas instalações, conscientizando sempre a comunidade sobre a importância desta ação.

CAPÍTULO IV
DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 4º Compete à ACEEBJA:
I- acompanhar o desenvolvimento da Proposta Pedagógica, sugerindo as alterações que julgar necessárias ao Conselho Escolar do Estabelecimento de Ensino, para deferimento ou não;
II- observar as disposições legais e regulamentares vigentes, inclusive Resoluções emanadas da Secretaria de Estado da Educação, no que concerne à utilização das dependências da Unidade Escolar para a realização de eventos próprios do Estabelecimento de Ensino;
III- estimular a criação e o desenvolvimento de atividades para alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade, após análise do Conselho Escolar;
IV- promover palestras, conferências e grupos de estudos envolvendo professores, alunos, funcionários e comunidade, a partir de necessidades apontadas por esses segmentos, podendo ou não ser emitido certificado, de acordo com os critérios da SEED;
V- colaborar, de acordo com as possibilidades financeiras da entidade, com as necessidades dos alunos comprovadamente carentes;
VI- convocar, através de edital e envio de comunicado, a todos os integrantes da comunidade escolar, com no mínimo 2 (dois) dias úteis de antecedência, para a Assembléia Geral Ordinária, e com no mínimo 1 (um) dia útil para a Assembléia Geral Extraordinária, em horário compatível com o da maioria da comunidade escolar, com pauta claramente definida na convocatória;
VII- reunir-se com o Conselho Escolar para definir o destino dos recursos advindos de convênios públicos mediante a elaboração de planos de aplicação, bem como reunir-se para a prestação de contas desses recursos, com registro em ata;
VIII- apresentar balancete semestral aos integrantes da comunidade escolar, através de editais e em Assembléia Geral;
IX- registrar em livro ata da ACEEBJA, com as assinaturas dos presentes, as reuniões de Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, preferencialmente com a participação do Conselho Escolar;
X- registrar as Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, em livro ata próprio e com as assinaturas dos presentes, no livro de presença (ambos livros da ACEEBJA);
XI- registrar em livro próprio a prestação de contas de valores e inventários de bens (patrimônio) da associação, sempre que uma nova Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal tomarem posse, dando-se conhecimento à Direção do Estabelecimento de Ensino;
XII- aplicar as receitas oriundas de qualquer contribuição voluntária ou doação, comunicando irregularidades, quando constatadas, à Diretoria da Associação e à Direção do Estabelecimento de Ensino;
XIII- receber doações e contribuições voluntárias, fornecendo o respectivo recibo preenchido em 02 vias;
XIV- promover a locação de serviços de terceiros para prestação de serviços temporários na forma prescrita no Código Civil ou na Consolidação das Leis do Trabalho, mediante prévia informação à Secretaria de Estado da Educação;
XV- mobilizar a comunidade escolar, na perspectiva de sua organização enquanto órgão representativo, para que esta comunidade expresse suas expectativas e necessidades;
XVI- enviar cópia da prestação de contas da Associação à Direção do Estabelecimento de Ensino, depois de aprovada pelo Conselho Deliberativo e Fiscal e, em seguida, torná-la pública;
XVII- apresentar, para aprovação, em Assembléia Geral Extraordinária, atividades com ônus para os alunos, professores, funcionários e demais membros da ACEEBJA, ouvido o Conselho Escolar do Estabelecimento de Ensino;
XVIII- indicar entre os seus membros, em reunião de Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, o(os) representante(s) para compor o Conselho Escolar;
XIX- celebrar convênios com o Poder Público para o desenvolvimento de atividades curriculares, implantação e implementação de projetos e programas nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Estadual, apresentando plano de aplicação dos recursos públicos eventualmente repassados e prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná dos recursos utilizados;
XX- celebrar contratos administrativos com o Poder Público, nos termos da Lei Federal n°8.666/93, prestando-se contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná dos recursos utilizados, com o acompanhamento do Conselho Escolar;
XXI- celebrar contratos com pessoas jurídicas de direito privado ou com pessoas físicas para a consecução dos seus fins, nos termos da legislação civil pertinente, mediante prévia informação à Secretaria de Estado da Educação;
XXII- manter atualizada, organizada e com arquivo correto toda a documentação referente à ACEEBJA , obedecendo a dispositivos legais e normas do Tribunal de Contas;
XXIII- informar aos órgãos competentes, quando do afastamento do presidente por 30 dias consecutivos anualmente, dando-se ciência ao Diretor do Estabelecimento de Ensino.
Parágrafo Único. Manter atualizado o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal, a RAIS junto ao Ministério do Trabalho, a Certidão Negativa de Débitos do INSS, o cadastro da Associação junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, para solicitação da Certidão Negativa, e outros documentos da legislação vigente, para os fins necessários.

CAPÍTULO V
DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
Art. 5º A contribuição social voluntária será:
I- fixada em reunião de Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, e Conselho Escolar, com a maioria de seus membros, no final do ano letivo. Tal contribuição não poderá ultrapassar anualmente a 10% do salário mínimo vigente;
II- recolhida mediante recibos numerados, emitidos em duas vias, sendo uma via para o integrante contribuinte e a outra para a Tesouraria da Associação de Alunos, Professores e Funcionários;
III- fixada por família, independente do número de filhos matriculados na Unidade Escolar, por professores e funcionários:
§ 1° Aos pais, responsáveis legais ou responsáveis pelo acompanhamento da vida escolar do(a) aluno(a), professores e funcionários que contribuírem com valores maiores do que o limite fixado, será fornecido, além do recibo de contribuição social, outro recibo a título de doação, com a diferença de valor.
§ 2° O total arrecadado com as contribuições voluntárias será depositado em estabelecimento bancário, em conta vinculada da ACEEBJA, ou similares, a ser movimentada conjuntamente pelo Presidente e Tesoureiro da Associação, devendo ser ratificada por um dos Alunos do Conselho Deliberativo e Fiscal escolhido pelos demais.
§ 3° Os recursos arrecadados serão utilizados para a melhoria da qualidade do ensino e no atendimento do aluno carente, ouvido o Conselho Escolar, em consonância com a Proposta Pedagógica do Estabelecimento de Ensino.
§ 4° A contribuição voluntária não poderá ser vinculada ao ato de matrícula, podendo acontecer em qualquer época do ano letivo.
§ 5º A contribuição social voluntária poderá ser em moeda corrente ou outras formas de arrecadação, tais como: materiais de consumo, de expediente e serviços.
§ 6º O descumprimento dos dispositivos elencados neste capítulo ensejará responsabilidade civil dos membros da Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA ou similares, cabendo a defesa com recursos.

CAPÍTULO VI
DO PATRIMÔNIO
Art. 6º O patrimônio da ACEEBJA é constituído pelos bens móveis e imóveis, incorporando qualquer título:
I- os bens móveis e imóveis, assim como os valores da APAF, devem ser obrigatoriamente contabilizados e inventariados em livro próprio, integrando seu patrimônio e ficando sob a responsabilidade da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal, permanecendo uma cópia atualizada do registro com a Direção do Estabelecimento de Ensino;
II- a ACEEBJA deve manter em dia o cadastro de seu patrimônio;
III- a compra, venda ou doação do todo ou de parte do patrimônio da ACEEBJA deverá ser decidida em Assembléia Geral pela maioria dos votos;
IV- manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros próprios, assegurando a respectiva exatidão dos registros contábeis.
Parágrafo Único. O patrimônio público não integrará o patrimônio da ACEEBJA, ou similares, em nenhuma hipótese.

CAPÍTULO VII
DA CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS

Art. 7º Os recursos da ACEEBJA serão provenientes de :
I- contribuição social voluntária dos integrantes;
II- auxílios, subvenções e doações eventualmente concedidos pelos poderes públicos e pessoas físicas ou jurídicas;
III- campanhas e promoções diversas em conformidade com a legislação vigente;
IV- juros bancários e correções monetárias provenientes de aplicações em Caderneta de Poupança e/ou Conta-Corrente;
V- investimentos e operações monetárias previamente autorizados pelo Conselho Deliberativo e Fiscal e o Conselho Escolar;
VI- recursos auferidos a partir da celebração de convênios e contratos, administrativos e civis, com pessoas de direito público e privado, observando-se a legislação em vigor;
VII- exploração da Cantina Comercial, respeitando-se a legislação específica.

Art. 8º A Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA, no início do ano letivo, deverão elaborar, com base em seus objetivos, um plano de ação da aplicação de recursos, atendendo ao desenvolvimento de ações que representem os reais interesses da comunidade escolar, ouvida a Assessoria Técnica conforme a Proposta Pedagógica:
§ 1º As despesas mensais da ACEEBJA, acima de 3 (três) salários mínimos, deverão ser autorizadas em primeira instância pela Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal , Conselho Escolar, e em segunda instância pela Assembléia Geral ouvido o Conselho Escolar do Estabelecimento de Ensino.
§ 2º As despesas mensais da ACEEBJA, compreendidas entre 2 (dois) e 3 (três) salários mínimos, serão autorizadas em primeira instância pelo Conselho Deliberativo e Fiscal, e em segunda instância pela Assembléia Geral ouvido o Conselho Escolar, atendendo-se preferencialmente ao disposto no inciso V, do art. 3º, deste Estatuto.
§ 3º As despesas mensais da ACEEBJA, até o limite de 2 (dois) salários mínimos, serão autorizadas pelo Presidente e Tesoureiro, conforme prioridades estabelecidas no inciso V do art. 3°.
§ 4º As despesas efetuadas com recursos provenientes de convênios e contratos celebrados com entidades públicas deverão ser submetidas, também, à aprovação do Conselho Escolar, conforme determinado no instrumento específico.

CAPÍTULO VIII
DOS INTEGRANTES

Art. 9º O quadro social da ACEEBJA será constituído com número ilimitado das seguintes categorias de integrantes: efetivos, colaboradores e honorários:
§ 1º Serão integrantes efetivos todos os Alunos, ou responsáveis legais, Professores e Funcionários da Unidade Escolar.
§ 2º Serão integrantes colaboradores, ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e membros da comunidade que manifestarem o desejo de participar.
§ 3º Serão integrantes honorários, por indicação dos integrantes efetivos, com a aprovação da Assembléia Geral, todos aqueles que tenham prestado relevantes serviços à Educação e à ACEEBJA.
§ 4º São considerados Professores para efeito deste Estatuto todos os professores e especialistas em exercício na Unidade Escolar. 

Art. 10 Constituem direitos dos integrantes efetivos:
I- votar e ser votado;
II- apresentar novos integrantes para a ampliação do quadro social;
III- apresentar sugestões e oferecer colaboração à ACEEBJA;
IV- convocar Assembléia Geral Extraordinária, observando o disposto no parágrafo único do art. 18;
V- solicitar, em Assembléia Geral, esclarecimentos acerca do controle dos recursos e encaminhamentos da ACEEBJA;
VI- verificar, a qualquer momento que se fizer necessário, livros e documentos da ACEEBJA;
VII- participar das atividades promovidas pela ACEEBJA, bem como solicitar utilização das dependências do estabelecimento nos termos do art. 4° do inciso II deste Estatuto.

Art. 11 Constituem deveres dos integrantes efetivos:
I- participar e estimular o envolvimento dos demais componentes nas atividades propostas pela ACEEBJA;
II- conhecer, respeitar e fazer cumprir este Estatuto assim como as deliberações da ACEEBJA;
III- comparecer às Assembléias Gerais e às reuniões da ACEEBJA;
IV- desempenhar os cargos e as atribuições que lhe forem confiados;
V- colaborar na solução dos problemas do aluno, professor, funcionário e do estabelecimento;
VI- tratar com respeito os alunos e demais integrantes.

Parágrafo Único. Os integrantes que não compõem o quadro da Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal não respondem subsidiariamente pelas obrigações da Associação.

Art. 12 Constituem direitos e deveres dos integrantes colaboradores:
I- apresentar sugestões à Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, em Assembléia Geral, oferecendo colaboração à ACEEBJA;
II- solicitar, em Assembléia Geral, esclarecimentos acerca dos recursos e encaminhamentos da ACEEBJA;
III- participar das atividades promovidas pela ACEEBJA, conhecendo, respeitando e fazendo cumprir este Estatuto;
IV- tratar com respeito os alunos e demais integrantes.

Art. 13 Constituem direitos e deveres dos integrantes honorários:
I- apresentar sugestões à Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, em Assembléia Geral, oferecendo colaboração à ACEEBJA;
II- participar das atividades promovidas pela ACEEBJA, conhecendo, respeitando e fazendo cumprir este Estatuto;
III- tratar com respeito os alunos e demais integrantes.

CAPÍTULO IX
DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 14 São órgãos da administração da ACEEBJA:
I- Assembléia Geral;
II- Conselho Deliberativo e Fiscal;
III- Diretoria;
IV- Assessoria Técnica.

Art. 15 A Assembléia Geral Ordinária, constituída pela totalidade dos integrantes, será convocada e presidida pelo presidente da ACEEBJA.
Parágrafo Único. A convocação far-se-á por Edital, em local visível e de passagem, com no mínimo 2(dois) dias úteis de antecedência, e por comunicado enviado a todos os integrantes.

Art. 16 As Assembléias Gerais realizar-se-ão em primeira convocação, com presença de mais da metade dos integrantes efetivos, ou em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número de integrantes.
Parágrafo Único. As deliberações da Assembléia Geral Ordinária ou Extraordinária serão aprovadas por maioria simples dos integrantes presentes, com registro em ata.

Art. 17 Compete à Assembléia Geral Ordinária:
I- eleger, bianualmente, a Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal;
II- discutir e aprovar o plano anual de trabalho da ACEEBJA;
III- aprovar o relatório anual e a prestação de contas referentes ao exercício anterior, com base em parecer do Conselho Deliberativo e Fiscal e parecer do Conselho Escolar;
IV- deliberar sobre assuntos gerais de interesse da ACEEBJA constantes do Edital de convocação.

Art. 18 Compete à Assembléia Geral Extraordinária:
I- deliberar sobre os assuntos motivadores da convocação;
II- deliberar sobre as modificações deste Estatuto e homologá-las em Assembléia Geral convocada para este fim;
III- deliberar sobre a dissolução da ACEEBJA em Assembléia convocada especificamente para este fim;
IV- decidir sobre a prorrogação do mandato da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal, que não poderá exceder a 30 (trinta) dias consecutivos, nos casos em que esteja vencido e as eleições regulamentares não tenham sido realizadas, em Assembléia convocada para este fim;
V- definir e aplicar as penalidades para os ocupantes de cargos de Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal em Assembléia Geral designada para este fim;
VI- cumprir o disposto no § 1º do art. 8° deste Estatuto;
VII- na vacância e/ou ausência do Presidente e Vice-Presidente por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, a Assembléia Geral Extraordinária elegerá os substitutos, em reunião convocada pelo Conselho Deliberativo e Fiscal, para tal finalidade.
Parágrafo Único. Sempre que justificado, poderá ser convocada Assembléia Geral Extraordinária da ACEEBJA, pelo Presidente, pelo Conselho Deliberativo e Fiscal ou por 1/5 (um quinto) dos integrantes, com 1 (um) dia útil de antecedência, por meio de editais afixados em locais visíveis e do envio de comunicado a todos os integrantes.

Art. 19 O Conselho Deliberativo e Fiscal será constituído por 2 (dois) Professores, 2 (dois) Funcionários e 04 (quatro) Alunos.

Art. 20 Compete ao Conselho Deliberativo e Fiscal:
I- examinar, obrigatoriamente a cada semestre ou a qualquer tempo, os livros e documentos fiscais da Diretoria, registrando o parecer no livro ata da APAF;
II- apreciar os balancetes semestrais e dar parecer aos relatórios semestrais e anuais, à prestação de contas e ao plano anual de atividades da Diretoria, registrando o parecer no livro ata da APAF;
III- emitir parecer sobre a observância dos preceitos do presente Estatuto pelas chapas concorrentes às eleições, previamente à sua votação pela Assembléia Geral;
IV- autorizar investimentos e operações monetárias dos recursos provenientes da ACEEBJA, registrando o(s) parecer (es) em livro ata da ACEEBJA;
V- aprovar em primeira e/ou segunda instância as despesas da ACEEBJA, de acordo com o disposto nos § 1° e 2° do art. 8° do presente Estatuto;
VI- receber sugestões provenientes dos integrantes efetivos;
VII- convocar, sempre que justificado, Assembléia Geral Extraordinária;
VIII- analisar e aprovar as decisões tomadas pela Diretoria nos casos de emergências não previstas no presente Estatuto;
IX- dar parecer quanto à aceitação de doações com encargos para a ACEEBJA;
X- dar parecer sobre contratos e convênios a serem firmados com outros órgãos e entidades;
XI- todas as deliberações do Conselho Deliberativo e Fiscal deverão ser aprovadas por maioria simples, em reunião da qual será lavrada ata em livro próprio da ACEEBJA, ou similares;
XII- indicar um Conselheiro representante do segmento de Alunos para ratificar toda a movimentação financeira da ACEEBJA. 

Art. 21 A Diretoria da Associação de Alunos, Professores e Funcionários será composta de:
I- Presidente;
II- Vice-Presidente;
III- 1° Secretário;
IV- 2° Secretário;
V- 1° Tesoureiro;
VI- 2° Tesoureiro;
VII- 1° Diretor Sociocultural e Esportivo;
VIII- 2° Diretor Sociocultural e Esportivo.

Art. 22 Os Cargos de Diretoria serão ocupados somente por integrantes efetivos, eleitos em Assembléia Geral convocada especificamente para este fim:
§ 1° - Os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1° Tesoureiro e 2° Tesoureiro serão privativos de Alunos, e/ou responsáveis legais de alunos matriculados com freqüência regular, vedados aos Servidores Públicos Estaduais.
§ 2° - Os cargos de 1° e 2º Secretário e 1° e 2º Diretor Sociocultural e Esportivo serão privativos de professores e ou funcionários do Estabelecimento de Ensino, desde que respeitada a paridade.

Art. 23 Compete à Diretoria:
I- elaborar o plano anual de atividades submetendo-o à aprovação do Conselho Deliberativo e Fiscal, Assembléia Geral, ouvido o Conselho Escolar do Estabelecimento de Ensino;
II- elaborar os relatórios semestrais encaminhando-os à apreciação do Conselho Deliberativo e Fiscal e à Assembléia Geral Extraordinária convocada para tal fim e, após, enviar cópia à Direção do Estabelecimento de Ensino;
III- elaborar o relatório anual encaminhando-o para a apreciação do Conselho Deliberativo e Fiscal, Conselho Escolar e da Assembléia Geral;
IV- gerir os recursos da ACEEBJA no cumprimento de seus objetivos;
V- colocar em execução o plano anual de atividades e as deliberações aprovadas em Assembléia Geral, bem como as atividades necessárias para o cumprimento da Proposta Pedagógica do Estabelecimento de Ensino;
VI- decidir sobre a aceitação de doações com encargos, ouvido o parecer do Conselho Deliberativo e Fiscal e Conselho Escolar;
VII- apresentar balancetes semestrais ao Conselho Deliberativo e Fiscal e Conselho Escolar, colocando à sua disposição os livros e os documentos;
VIII- executar e fazer executar as atribuições constantes do art. 4° deste Estatuto;
IX- reunir-se ordinariamente a cada 03 (três) meses e extraordinariamente, por convocação do Presidente ou 2/3 ( dois terços) de seus membros;
X- adotar procedimentos de emergência não previstos neste Estatuto, submetendo-os à posterior aprovação do Conselho Deliberativo e Fiscal e da Assembléia Geral;
XI- responsabilizar-se pelo patrimônio da Associação de Alunos, Professores e Funcionários;
XII- responsabilizar-se pela elaboração e entrega das obrigações e documentos fiscais, nos prazos previstos em lei, aos órgãos competentes da Administração Pública.
Parágrafo Único. Todas as deliberações da Diretoria deverão ser tomadas em reunião conjunta dos seus membros e constar em livro ata próprio da ACEEBJA.

Art. 24 Compete ao Presidente:
I- administrar a Associação de Alunos, Professores e Funcionários, representando-a em juízo ou fora dele;
II- estimular a participação de toda a comunidade escolar nas atividades da Associação de Alunos, Professores e Funcionários;
III- assinar, juntamente com o Tesoureiro, as obrigações mercantis, cheques, balanços e outros documentos com a ratificação do Conselho Fiscal que importem em responsabilidades financeiras ou patrimoniais para a Associação de Alunos, Professores e Funcionários, bem como vistar os livros de escrituração;
IV- cumprir o disposto no inciso XVIII do art. 4° deste Estatuto;
V- aprovar aplicações, observando o disposto nos § 2° e 3° do art. 8° deste Estatuto;
VI- convocar e presidir reuniões ordinárias e extraordinárias da Diretoria e Assembléia Geral;
VII- promover atividades diversificadas que possam interessar a todos os integrantes efetivos;
VIII- analisar e apreciar o balanço anual e a prestação de contas ao término de seu exercício, com parecer em livro ata da APAF;
IX- informar, com 3 (três) dias úteis de antecedência, à Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA seu afastamento da Associação, que não poderá exceder a 30 (trinta) dias consecutivos. 

Art. 25 Compete ao Vice- Presidente:
I- auxiliar o Presidente em todas as suas atribuições e substituí-lo em seus impedimentos por até 30 (trinta) dias consecutivos;
II- assumir o cargo do Presidente em caso de vacância, por renúncia e/ou destituição, ou saída da escola do(a) aluno(a) Presidente da ACEEBJA no máximo por 30(trinta) dias consecutivos.

Art. 26 Compete ao 1° Secretário:
I- lavrar as atas das reuniões da Diretoria, Assessoria Técnica e das Assembléias Gerais;
II- organizar relatórios semestral e anual de atividades;
III- manter atualizados e em ordem os documentos da ACEEBJA, observando o disposto no inciso XIV, do art. 4° deste Estatuto;
IV- encaminhar os comunicados da ACEEBJA aos integrantes.

Art. 27 Compete ao 2° Secretário:
I- auxiliar o 1° Secretário em todas as suas atribuições e substituí-lo em seus impedimentos por até 30 (trinta) dias consecutivos.

Art. 28 Compete ao 1° Tesoureiro:
I- assinar, junto com o Presidente da ACEEBJA, as obrigações mercantis, cheques, balanços e outros documentos que importem responsabilidade financeira ou patrimonial para a ACEEBJA, segundo o art.24 inciso III;
II- promover a arrecadação e fazer a escrituração contábil das contribuições dos integrantes e demais receitas da ACEEBJA, em livros próprios, assegurando a respectiva exatidão dos registros;
III- depositar todos os recursos financeiros da ACEEBJA em estabelecimento bancário (Conta Bancária em nome da ACEEBJA);
IV- controlar os recursos da ACEEBJA;
V- realizar pagamentos através de cheque nominal ou em espécie, observando o disposto nos § 1°, 2° e 3° do art. 8° deste Estatuto, solicitando as respectivas notas fiscais e/ou recibos;
VI- realizar inventário anual dos bens da ACEEBJA, responsabilizando-se pela guarda e conservação dessa documentação;
VII- fazer balanço anual e prestação de contas ao término de cada exercício, submetendo-os à análise e à apreciação do Presidente, do Conselho Deliberativo e Fiscal e Assembléia Geral, respectivamente;
VIII- arquivar notas fiscais, recibos e documentos relativos aos valores recebidos e pagos pela ACEEBJA, devidamente preenchidos, responsabilizando-se por sua guarda;
IX- responsabilizar-se pela elaboração e entrega das obrigações e documentos fiscais, nos prazos previstos em lei, aos órgãos competentes da Administração Pública;
X- apresentar para aprovação em Assembléia Geral a prestação de contas da ACEEBJA;
XI- fazer a prestação de contas perante a Administração Pública quando houver solicitação;
XII- fazer cotação de preços e licitações quando necessário e no mínimo 3(três).

Art. 29 Compete ao 2° Tesoureiro:
I- auxiliar o 1° Tesoureiro em todas as suas atribuições, substituindo-o em seus impedimentos por até 30 (trinta) dias consecutivos.

Art. 30 Compete ao 1° Diretor Sociocultural e Esportivo:
I- promover a integração escola-comunidade através do planejamento e da execução de atividades sociais, culturais e esportivas.

Art. 31 Compete ao 2° Diretor Sociocultural e Esportivo:
I- auxiliar o 1° Diretor Sociocultural e Esportivo em todas as suas atribuições, substituindo-o em seus impedimentos por até 30 (trinta) dias consecutivos.

Art. 32 O Diretor Sociocultural e Esportivo deverá colaborar para a elaboração do plano anual de atividades e relatórios semestral e anual, fornecendo subsídios de suas respectivas áreas de atuação.

Art. 33 A Assessoria Técnica é constituída pelo (a) Diretor (a) e representantes da equipe pedagógica-administrativa da Unidade Escolar, independente do mandato da Diretoria da ACEEBJA.

Art. 34 Compete à Assessoria Técnica:
I- orientar quanto às normas para criação, funcionamento e registro da ACEEBJA;
II- apreciar projetos a serem executados pela Associação visando sempre a garantia da execução da Proposta Pedagógica e da assistência ao aluno;
III- participar na implantação e complementação do Estatuto da ACEEBJA;
IV- participar das Assembléias Gerais, reuniões da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA;
V- opinar sobre a aplicação dos recursos de acordo com as finalidades da ACEEBJA;
VI- providenciar a lista de votantes (só para consulta/controle) e a cédula eleitoral da ACEEBJA.

CAPÍTULO X
DAS ELEIÇÕES, POSSE, EXERCÍCIO E MANDATO
Art. 35 As eleições para a Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal realizar-se-ão bianualmente, podendo ser reeleitos por mais 2(dois) mandatos, observando-se o disposto no Capítulo X.

Art. 36 Convocar-se-á a Assembléia Geral para:
I- escolher, durante a Assembléia Geral, a comissão eleitoral que será composta por Presidente, Secretário e Suplentes, sendo os cargos preenchidos por Alunos, Professores e funcionários, paritariamente:
a) cabe à comissão eleitoral designar os componentes da(s) mesa(s) apuradora(s) e escrutinadora(s) que serão compostas por Presidente, Secretário e Suplentes, sendo os cargos preenchidos por Alunos, Professores e funcionários, paritariamente;
b) os componentes da mesa apuradora/escrutinadora não poderão fazer parte de nenhuma das chapas concorrentes;
c) cada chapa poderá indicar um fiscal por mesa apuradora/escrutinadora para acompanhar os trabalhos.
II- definir na Assembléia, data, horário e local para as eleições com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis;
III- apresentar e/ou compor durante a Assembléia Geral as chapas que concorrerão às eleições, incluindo os elementos do Conselho Deliberativo e Fiscal, devendo ser apresentadas por escrito à comissão eleitoral:
§ 1º Compondo-se, no mínimo, uma chapa completa na Assembléia, não haverá prazo para apresentação de novas chapas.
§ 2º A partir da composição das chapas será enviado comunicado aos integrantes, apresentando os seus componentes.
§ 3º Uma mesma pessoa não poderá compor mais de uma chapa, mesmo em cargos distintos.
§ 4º Havendo participação do casal na composição da mesma chapa, os mesmos não poderão ocupar concomitantemente o cargo de Presidente, Vice-Presidente e 1° e 2° Tesoureiro.
IV- definir os critérios para a campanha eleitoral;
V- o pleito eleitoral poderá ser acompanhado pelo NRE.

Art. 37 A solicitação de impugnação do processo eleitoral deverá ser apresentada, por escrito, embasada em documentos e motivos explicativos relevantes ao Presidente da comissão eleitoral ou a quem por ele designado, até as 18 horas do 1° dia útil subseqüente ao pleito.
Parágrafo Único. A decisão, quanto à impugnação do processo eleitoral, será de responsabilidade da comissão eleitoral, prevista no artigo 36, devendo ser dada ciência por escrito à parte interessada, imediatamente após a decisão, no prazo máximo de 3(três) dias úteis.

Art. 38 A campanha eleitoral terá início a partir da composição das chapas até 24 (vinte e quatro) horas antes da realização do pleito.

Art. 39 O pleito será realizado por voto secreto e direto, sendo considerada vencedora a chapa que obtiver maior número de votos válidos, não sendo computados os votos brancos ou nulos:
§ 1º Ocorrendo empate entre as chapas concorrentes, proceder-se-á a uma nova votação entre as chapas empatadas, no prazo de até 7(sete) dias úteis da primeira votação.
§ 2º Ocorrendo a inscrição de apenas uma chapa, o pleito será realizado por voto secreto e direto e a chapa será considerada eleita se obtiver número maior de votos válidos do que a soma dos votos nulos e brancos.
§ 3º Caso a chapa única não seja eleita, conforme o citado no § 2º deste artigo, novas eleições serão convocadas no prazo de até 7(sete) dias úteis.

Art. 40 O mandato da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA será cumprido integralmente, no período para o qual seus membros foram eleitos, exceto em casos de destituição ou renúncia, em que os cargos deverão ser preenchidos até o prazo máximo de 30(trinta) dias consecutivos, mediante convocação de Assembléia Geral Extraordinária.

Art. 41 A Assessoria Técnica deverá providenciar a lista dos votantes para consulta/controle e a cédula eleitoral.

Art. 42 Terão direito a voto somente os integrantes efetivos:
§ 1º Cada família terá direito a um voto (pai ou mãe ou responsável), independente do número de filhos matriculados na escola.
§ 2º O professor que possuir 2 (dois) padrões na mesma escola terá direito a 1(um) voto.
§ 3º O professor e o funcionário com filhos freqüentando regularmente o Estabelecimento de Ensino poderão votar na categoria de Alunos, ou na categoria de Professores e funcionários, tendo direito a apenas um voto.

Art. 43 A Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal, eleitos, tomarão posse imediatamente após a apuração:
§ 1º A Diretoria anterior terá o prazo de até 5 (cinco) dias úteis para a prestação de contas de sua gestão, bem como para proceder à entrega de toda a documentação referente à Associação, sendo obrigatória a presença do Presidente, 1° Tesoureiro, 1° Secretário e Conselho Deliberativo e Fiscal de ambas as Diretorias, com registro em ata.
§ 2º A nova Diretoria deverá analisar em reunião toda a documentação recebida e dar parecer da aceitação das contas. Em caso de dúvidas ou detectadas irregularidades, solicitar esclarecimentos e/ou providências à gestão anterior, mediante ofício, em duas vias, com recebimento em até 15(quinze) dias, registrando em ata as conclusões.

Art. 44 O Conselho Deliberativo e Fiscal será considerado eleito em virtude da eleição da Diretoria da ACEEBJA com a qual compôs a chapa.

CAPÍTULO XI
DAS INFRAÇÕES E SANÇÕES DISCIPLINARES

Art. 45 Constitui infração disciplinar dos membros da Diretoria:
I- deixar de prestar contas à Assembléia Geral dentro dos prazos previstos;
II- exercer funções quando estiver legalmente impedido de fazê-lo;
III- valer-se da função exercida para lograr proveito pessoal em detrimento dos interesses da ACEEBJA;
IV- favorecer a terceiros em detrimento dos interesses da ACEEBJA;
V- utilizar os bens da ACEEBJA, e similares, em assuntos particulares, sem autorização dos membros da Diretoria;
VI- constranger ou impedir que os membros da Diretoria exerçam plenamente suas funções;
VII- omitir ou sonegar informações sobre a situação financeira, contábil e administrativa aos integrantes da ACEEBJA;
VIII- praticar usura em todas as suas formas;
IX- deixar de atender aos dispositivos do presente Estatuto.

Art. 46 As penas disciplinares aplicáveis são:
I- destituição da função, nos casos previstos no art. 45, incisos II, VI, VII;
II- repreensão por escrito, nos casos previstos no art. 45, incisos I, IX;
III- suspensão até noventa dias, nos casos previstos no art. 45, inciso V;
IV- expulsão, nos casos previstos no art. 45, incisos III, IV, VIII.

Parágrafo Único. Nos casos de reincidência, será aplicada a pena de Expulsão.

CAPÍTULO XII
DA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES

Art. 47 A denúncia de irregularidades será recebida, por escrito, pelo presidente da ACEEBJA e/ou Conselho Deliberativo e Fiscal.

Art. 48 A apuração das irregularidades dar-se-á mediante procedimento de sindicância realizada por três membros indicados pelo Conselho Deliberativo e Fiscal.

Art. 49 A Comissão será presidida conforme a indicação do Conselho Deliberativo e Fiscal.

Art. 50 Instaurada a sindicância, a Comissão terá o prazo de 15(quinze) dias para concluir as diligências que entender necessárias para o esclarecimento dos fatos, devendo encaminhar ao Conselho Deliberativo e Fiscal o relatório circunstanciado.

Art. 51 O Conselho Deliberativo e Fiscal encaminhará aos possíveis infratores a cópia do Relatório de Sindicância para, no prazo de 10 (dez) dias, apresentarem defesa por escrito.

Art. 52 O Conselho Deliberativo e Fiscal se reunirá para analisar o relatório e a defesa, conforme o disposto no art. 20, inciso XI:
§ 1° Julgando as denúncias improcedentes, determinará o arquivamento do processo.
§ 2º Julgando procedentes as denúncias, o Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal convocará a Assembléia Geral Extraordinária e comunicará por escrito ao denunciado.

Art. 53 Reunida a Assembléia Geral Extraordinária, será lido o relatório da comissão e a defesa, na presença do denunciado.

Art. 54 O denunciado terá direito de apresentar defesa oral por 20 minutos.

Art. 55 A Assembléia Geral Extraordinária decidirá sobre a penalidade a ser imposta ao denunciado, dentre as previstas no art. 46, conforme o disposto no art. 16 do presente Estatuto.

CAPÍTULO XIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 56 A Associação de Alunos, Professores e Funcionários poderá ser dissolvida, (ACEEBJA):
I- em virtude da lei, emanada do Poder competente;
II- por decisão de 2/3 (dois terços) dos participantes efetivos, manifestada em Assembléia Geral Extraordinária especialmente convocada para este fim.
Parágrafo Único. Em caso de dissolução, todos os bens móveis, imóveis e valores de qualquer espécie reverterão em benefício da Unidade Escolar, de acordo com os critérios definidos em Assembléia Geral Extraordinária.

Art. 57 A Associação de Alunos, Professores e Funcionários, ( ACEEBJA), não distribuirá lucros, bonificações e vantagens a dirigentes, conselheiros mantenedores ou integrantes, sob nenhum pretexto, e empregará suas rendas, exclusivamente, na Unidade Escolar, atendendo à Proposta Pedagógica, e na manutenção de seus objetivos institucionais.

Art. 58 No exercício de suas atribuições, a ACEEBJA manterá rigoroso respeito às disposições legais, de modo a assegurar observância aos princípios fundamentais da política educacional vigente no Estado.

Art. 59 O mandato da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal poderá ser prorrogado por até 30 (trinta) dias, quando tomará posse a chapa eleita.

Parágrafo Único. A decisão quanto à prorrogação do mandato será de competência da Assembléia Geral convocada para este fim.

Art. 60 A Diretoria da Associação de Alunos, Professores e Funcionários do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Toledo ( ACEEBJA), providenciará a sua regulamentação junto aos órgãos competentes, a saber:
I- Segundo Ofício do Distribuidor;
II- Ministério da Fazenda- Receita Federal;
III- Banco (os);
IV- Secretaria de Estado da Educação;
V- Outros órgãos.
Art. 61 A Associação de Alunos, Professores e Funcionários ( ACEEBJA), extinguir-se-á quando assim deliberar a Assembléia Geral Extraordinária convocada especificamente para este fim:
§ 1º São necessários os votos de dois terços dos integrantes presentes para tornar válidas as deliberações de que trata este artigo.
§ 2º Em caso de extinção da ACEEBJA, o seu patrimônio passará a integrar, através de doação, o patrimônio do Estabelecimento de Ensino a que está vinculada.

Art. 62 Em qualquer dos casos previstos neste Estatuto será vedada a dupla representatividade.

Art. 63 Os casos omissos deste Estatuto serão dirimidos pela Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal da ACEEBJA, em reunião conjunta e aprovados em Assembléia Geral pela maioria dos presentes.

Toledo , 03 de julho de 2.007.

 












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