Meditação Diária
Espaço Escola
Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco Dia dos Professores e Funcionários 2014

Quantidade de Páginas visitadas

PROJETO: ENTRELINHAS DA PRODUÇÃO TEXTUAL
AUTORA: MÁRCIA REGINA CIAMBRONI
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Justificativa:
Por meio de observações, em sala de aula, ao longo de minha experiência pude perceber as dificuldades que os estudantes, principalmente os do ensino médio, têm na produção de textos. Tais condições permeiam inúmeros fatores, desde possuírem uma prática de elaboração de textos restrita à prática escolarizada, considerando, ainda, a pouca, ou nenhuma importância que muitos atribuem à leitura e à informação. Eles não sabem identificar a diversidade dos gêneros textuais que, alternadamente, são apresentados com as leituras que os cercam, o que dificulta seu egresso num mundo de leitores críticos e sujeitos construtores de opinião. Quem dirá de defesa dessa mesma opinião. Tendo em vista que os concursos para seleção em universidades, ou mesmo para medir o índice de aproveitamento escolar, acabam por causar verdadeiro pânico nesses estudantes que, apesar das dificuldades, reconhecem a necessidade de saber escrever um bom texto e concorrer, em igualdade, com outros alunos, vemos, em tal projeto a oportunidade de se trabalhar essa deficiência de produção textual, contextualizando a realidade dos alunos.

Objetivo Geral:
• Propiciar aos estudantes um espaço de aprendizagem e debate para elaboração / produção de textos argumentativos.

Objetivos específicos:
• Oportunizar maior contato com a diversidade de gêneros textuais;
• Diferenciar o que é tipo de texto e gênero textual;
• Aprofundar o conhecimento sobre as características de cada gênero textual;
• Aprimorar a escrita através de elaborações de cada gênero textual;
• Trabalhar os gêneros solicitados nas avaliações do ENEM e vestibulares.

Encaminhamento metodológico:
• Aulas expositivas sobre Gêneros Textuais;
• Estudo dirigido para conceituação de tipos de texto e gênero textual;
• Pesquisas e leituras na internet sobre a diversidade textual e suas especificidades;
• Leituras de textos em diferentes tipos e gêneros, estruturalmente corretos para apreciação;
• Elaboração de parágrafos curtos sobre temas predeterminados e discutidos oralmente, com antecedência;
• Produção de textos, seguindo as partes essenciais de estruturação, sendo: introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Tanto os parágrafos quanto as produções completas deverão ser reescritas ou reestruturadas, conforme a necessidade;
• Nenhuma produção anterior à reestruturação deverá ser dispensada, para que o estudante perceba seu progresso.

Avaliação:
• Serão avaliados constantemente, por meio de acompanhamento da execução das atividades, observando o desenvolvimento das habilidades de seus pontos de vista. Com relação à prática escrita serão avaliadas questões de coesão, coerência e adaptação ao gênero proposto.


Expectativas de Aprendizagem:
• Reconhecer a existência e a diversidade dos Gêneros Textuais;
• Identificar cada Gênero Textual e suas especificidades;
• Aprimorar a escrita de cada Gênero Textual;
• Valorizar e defender seus pontos de vista
• Contextualizar cada Gênero dentro do que lhe é solicitado;
• Reconhecer a necessidade e a importância da leitura, para melhorar a elaboração de textos, no universo que abrange os mais variados Gêneros.

Recursos:
• Sala de aula;
• Suporte para escrita (quadro negro ou branco);
• Giz ou pincel para quadro branco;
• Fotocópias;
• Tv Pendrive;
• Pendrive;
• Laboratório de Informática
• Acesso à Internet











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito