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SEMANA CULTURAL - SOCIOLOGIA – Profº Wilson Eger
PROJETO: ECOLOGIA E CIDADANIA – VÍDEO COMO REFLEXÃO

JUSTIFICATIVA -
Como produzir cidadania e proteger o meio ambiente, o crescimento populacional colocou o homem num dilema, a necessidade de conservar a natureza e, ao mesmo tempo, de explorar seus recursos ao máximo para garantir a sobrevivência da espécie. Como está destruindo a flora e a fauna, o homem pode acabar provocando a destruição da espécie humana. Quando ouvimos a palavra ecologia normalmente nos lembramos da natureza e dos movimentos ambientalistas, mas ecologia é muito mais. A palavra vem do grego “oikos” que significa casa e “logia”, estudo, reflexão, resumindo ecologia vem a ser o estudo , a reflexão sobre a casa.
Já cidadania é comumente ligada aos direitos e deveres que dos integrantes de uma sociedade. Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, é ter direitos civis, políticos e sociais, é também, participar no destino da sociedade, exercer a cidadania plena é ter garantidos esses direitos.

OBJETIVO GERAL:
Propiciar o debate e a participação da comunidade escolar com os direitos sociais, civis e políticos relacionados a ecologia e mostrar como a luta por uma “casa” meio ambiente equilibrado é direito e dever de todos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Participação e sensibilização na oficina;
• Compreender que meio ambiente é um direito e dever de todos;
• Desenvolver práticas criativas e desenvolver senso crítico sobre a consciência ambiental;
• Produção de síntese com as reflexões individuais e coletivas produzidas na oficina.

DESENVOLVIMENTO:
Período de desenvolvimento da semana será de 16 a 19 de novembro e estará aberto para 20 alunos que quiserem participar, independente da disciplina que estejam cursando.
A oficina ECOLOGIA E CIDADANIA – VÍDEO COMO REFLEXÃO, acontecerá nos dias 17 e 18 nos períodos matutino e noturno com carga horária de 8 horas, com monitoria da disciplina de Sociologia.
Cronograma de atividades:
1ª passo; tempestade de ideias sobre o tema;
2ª passo; organização das ideias, conceituação e sensibilização, chamando atenção para a construção dos direitos citados. Conforme foi observado por Marshall (1967), os direitos não são todos do mesmo gênero. Alguns deles remetem às liberdades dos homens, condição essencial para a própria existência humana (ex.: direito de ir e vir, liberdade de crença, a vida etc.); estes são os “Direitos Civis” . outros dizem respeito à atividade política, ou seja, são direitos que garantem aos cidadãos a participação em todas as decisões que, de alguma forma, lhes dizem respeito (ex.: direito de votar, de livre associação etc.) tratasse dos “direitos políticos”. Outros ainda, comportam uma noção de materialidade por se referirem a determinados “bens sociais” (ex.: saúde, educação, moradia, meio ambiente etc.); são os “Direitos Sociais”.
3° passo; “Síntese”, na qual se efetua uma amarração das ideias e conceitos apresentados sobre a noção de que cidadania é histórica e que o efetivo exercício dos direitos em todos os sentidos é uma construção humana.
4° passo; assistir ao filme “Na natureza selvagem” e parte do documentário “Uma verdade inconveniente”.
5° passo; análise, reflexão e síntese das discussões realizadas.
6° passo; jogo da cidadania no qual os participantes vão enfrentar os problemas relacionados a sua atuação na sociedade, (ex.:as questões relacionadas a saúde, educação, alimentação, uso da tecnologia, meio ambiente e outros) chamando a atenção para o fato de que no “jogo da cidadania” os jogadores se reúnem para debater e propor soluções para os problemas, enquanto que na sociedade real existem os fóruns para esse debate, que são pouco valorizados.

AVALIAÇÃO
Com trabalho final da oficina, a elaboração de uma redação e/ou cartaz relacionando a cidadania ao meio ambiente, justificando a mudança de atitudes e a busca pela conscientização do papel de cada cidadão em garantir um meio ambiente digno para si e para as gerações futuras.













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